Carla Isabel da Silva

Carla Isabel da Silva de Olim Perestrelo Borba nasceua 26 de agosto de 1968 na Ilha Terceira. Tirou o primeiro ciclo no Colégio de Santa Clara e posteriormente integrou a Escola Padre Jerónimo Emiliano de Andrade, onde findou o 12º ano de escolaridade. Prosseguiu a sua formação superior na Universidade dos Açores, onde concluiu o curso de Educadora de Infância.

Em 1991 ingressou no jardim-de-infância a “Joaninha” por um curto período de seis meses, tendo posteriormente sido admitida no Instituto de Ação Social em 1992. Desde então tem efetuado um percurso pautado pelo sentir e estar com famílias, jovens e crianças quer no âmbito social quer no âmbito institucional.

Criou e reestruturou Creches, Jardins de Infância, Centros de Atividades de Tempos Livres, integrou Projetos Formais de Intervenção Educativa, participou em Projetos de Luta contra a Pobreza, coordenou o projeto “Emergência Crianças em Risco” tendo selecionado e organizado a formação de Animadores de Rua, estruturou Encontros/Convívios/Campanhas, organizou Cursos no âmbito da infância e juventude, elaborou Projetos de Animação Sócio Cultural, integrou a Equipa Multidisciplinar de Apoio aos Tribunais, no âmbito dos Processos de Promoção e Proteção e nos Processos Tutelares Cíveis, também integrou a Equipa de Adoção e foi membro da Segurança Social na Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Angra do Heroísmo. No fundo, sempre trabalhou no mundo das famílias dos jovens e das crianças.

Concomitantemente,foi-se especializando por diversas áreas de apreço e investimento pessoal atravésda Pós-Graduação em Proteção de Menores, no Curso Breve de Pós-Graduação em Adoção e no Curso de Mediação Familiar e de Conflitos.

Apercebeu-se, ao longo dos seus 25 anos de experiência profissional de onde consta um curriculum diversificado e passagens por diferentes equipas, que o paradigma da infância e juventude está em constante mutação. Neste sentido, aprendeu a lidar com novas realidades, onde o sentir o real, o estar no terreno e o tocar o outro, libertou novamente a Carla para a escrita, que desde cedo abraçou…

Nos bancos do liceu, nas escadinhas do relvão, no deleite de sua cama, onde secretamente escrevinhava seus sonhos, medos, desejos e aventuras, num pequenino livro o qual chamava secretamente o Livro do Beijo. 

Acredita que a escrita para a população infantil, poderá ser uma janela de oportunidade para contaminar e disseminar o gosto da criança pelo brincar, pelo faz de conta, pela leitura, pelo aconchego da família, pelo mágico, por um sorriso mágico.

Atualmente, no ISSA, integra a Equipa de Jovens em Risco da Divisão de Ação Social da Terceira, onde se encontra empenhada a especializar-se na intervenção, já tendo concluído o curso “Eu e os outros”, em aplicação no Centro comunitário da Terra-Chã e o curso Trabalho em Rede, promovido pela PressleyRidge Portugal.

É prioritariamente Mãe de duas estrelinhas: João Manuel de Olim Perestrelo Borba, Mestre em Engenharia Biomédica pela Universidade de Coimbra e Carlota Isabel Olim Perestrelo Borba, Licenciada em Arte Multimédia pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa a quem muitas histórias leu e partilhou sorrisos mágicos!

Obrigado pela sua visita

Antes de nos deixar, subscreva a nossa newsletter e fique sempre informado sobre os nossos livros.